Ozonioterapia: dê um gás nas celulites e gordura localizada!

· 5 min read
Ozonioterapia: dê um gás nas celulites e gordura localizada!

O ozônio medicinal para tratamentos estéticos tem sido cada vez mais utilizado no Brasil, não apenas pela eficiência e segurança do tratamento, mas também pela sua capacidade em potencializar os efeitos das terapias consideradas tradicionais. As células danificadas têm maior circulação, oxigenação e fornecimento de ATP devido à prevenção do acúmulo de fibrose cicatricial (LOPES, 2021). Macedo et al. (2022) relatam que, apesar de ser um mercado relativamente novo, as propriedades do ozônio em relação às disfunções estéticas, como a gordura localizada, são bastante promissoras e apresentam excelentes resultados. Por ter poucos estudos científicos que atestem a sua eficácia e segurança, os efeitos colaterais da ozonioterapia também não estão muito claros. No entanto, a aplicação da técnica por profissionais não qualificados (ou que estejam fora de sua área de atuação) pode oferecer riscos à saúde. Se óleo ozonizado não é tudo igual, qual o mais recomendado para cada situação?

OZONIOTERAPIA: UMA PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR DO SUS ALIADA A ESTÉTICA

Enquanto conclui seu doutorado em ciências da saúde, Gisele levantou como tema de tese a ozonioterapia no paciente diabético usuário de bomba de insulina. Trata-se de um excelente aliado na diminuição de estrias, uma vez que a aplicação da descarga elétrica da mistura de gases é eficiente. A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com ondulações e nódulos, gerando o conhecido aspecto de “casca de laranja”. Este é um tratamento alternativo, feito por profissionais da saúde especializados nessa prática complementar, o que não substitui o tratamento médico convencional. Vale ressaltar que o tratamento com ozônio para a eliminação de celulite é inovador e com muito potencial.

Redação Negócio Estética

A média de adaptação do paciente e os rápidos resultados fazem que com que a ozonioterapia seja muito recomendada como terapia de choque em intervenções estéticas, como no caso do tratamento da celulite. O tratamento conhecido como ozonioterapia consiste na administração de ozônio no organismo, um gás composto por três átomos de oxigênio (O3). Seu principal objetivo é aumentar a oxigenação tecidual, o que aumentará a resposta do sistema imunológico e de outros sistemas (LOPEZ, 2021). A ozonioterapia é um tratamento estético que usa os efeitos do gás ozônio para combater alguns contratempos de pele.

  • Por se tratar de uma solução para problemas que atacam o corpo todo, o tratamento pode ser aplicado também em diversas áreas de acordo com o resultado pretendido.
  • Para isso, tem-se como objetivos específicos conceituar o que é a ozonioterapia,  contextualizar a biomedicina estética, e discutir quais os benefícios da utilização da  ozonioterapia na biomedicina estética.
  • Neste caso, o ozônio reage imediatamente nos glóbulos vermelhos e brancos do sangue, bem como no plasma, ativando assim o seu metabolismo.
  • Esse gás ozônio utilizado no tratamento de pele e estética é misturado ao gás oxigênio.

Tratamentos relacionados

Ela contribui para uma melhoria visível na qualidade da pele e no rejuvenescimento através da melhoria da oxigenação tecidual e metabólica. Devido às suas propriedades antioxidantes, o oxigênio envelhece diretamente as células adiposas e promove a circulação local. Pode auxiliar na redução de medidas com degradação de lipídios no corpo, regulando funções dos rins, fígado e tireoide.  site com maiores detalhes  na análise dos estudos revisados, é possível concluir que a ozonioterapia se apresenta como uma abordagem eficaz no tratamento da gordura localizada, devido à sua capacidade de melhorar a circulação do oxigênio nos tecidos e reduzir o estresse oxidativo. Além disso, destaca-se por sua facilidade de aplicação, custos acessíveis e efeitos colaterais transitórios. A aplicação desse método é direcionada especificamente às células de adiposas de maneira minimamente invasiva, podendo ser aprimorada com o uso de óleos e cremes para obter resultados.

Por que escolher a QuantumLife como seu plano para a saúde?

É uma Revista Científica Eletrônica Multidisciplinar Indexada de Alto Impacto e  Qualis “B2”. Leia gratuitamente todos os artigos e publique o seu também clicando aqui. Trazendo uma melhora significativa ao bem-estar e a satisfação com a própria aparência — um dos passaportes para uma boa autoestima.

Ozonioterapia para tratar o envelhecimento da pele

Isso se aplica principalmente às práticas de fisioterapeutas e dentistas, que  podem estar sujeitos a regulamentações específicas em seus respectivos estados. Os artigos encontrados com base nos critérios de inclusão e exclusão foram аvаlіаdos,  inicialmente, em seus títulos, e posterіormente através da leitura de seu resumo ou аbstrаct. А pаrtіr dos estudos selecіonаdos, foi  realizado uma аnálіse quаlіtаtіvа (metаssíntese) dos dados, аtrаvés dа descrіção dos  trаbаlhos selecіonаdos, e buscа de tendêncіаs e generаlіzаções encontradas. Como critérios de exclusão, foram excluídos os artigos que aparecerem de forma  duplicada, indisponíveis para acesso completo, que não concluam seus objetivos ou que  fujam do tema selecionado. Este fluxograma é composto pelos artigos selecionados ao longo dos estudo de revisão bibliográfica .Contendo bases de dados SCIELO, Google Acadêmico e BVS. Os critérios de exclusão são delineados como características dos possíveis artigos que podem impactar negativamente o êxito da pesquisa ou agravar o risco de resultados desvantajosos. Também, outros problemas como cabelos quebradiços, ressecados, sem brilho e com falhas, são tratados na ozonioterapia. A forma de aplicação é muito importante, uma vez que é o método que faz com que seja possível aumentar a vascularização da zona em que o gás é aplicado. Portanto, o ozônio torna possível que seu próprio corpo liquidifique a gordura. O ozônio medicinal pode ser aplicado em diversas vias, como a intravenosa, intramuscular, subcutânea ou tópica. A concentração e pressão do ozônio medicinal variam de acordo com o tratamento e a região para o qual será destinado. O objetivo deste estudo é identificar os benefícios da ozonioterapia na biomedicina  estética.

Ozonioterapia pode tratar a covid-19?

A pesquisa mostra que pacientes com diabetes que recebem terapia com ozônio observam uma rápida melhora em suas lesões necróticas, com resultados semelhantes aos da necrose. Particularmente benéfico do tratamento da necrose é a capacidade comprovada do ozônio em estimular a angiogênese nas áreas em contato com ele. Além disso, a eficácia da ozonioterapia no tratamento de fibroses destaca sua importância como abordagem complementar na estética (LACERDA et al., 2021). No contexto do rejuvenescimento, é importante ressaltar que os efeitos da ozonioterapia na pele melhoram diretamente o tônus ​​celular, afetando tanto o corpo quanto o rosto. De acordo com a Associação Brasileira de Ozonioterapia, a principal contraindicação é para as pessoas portadoras do favismo. Por conta disso, a substância apresenta funções benéficas no tratamento de patologias, com efeito anti-inflamatório, analgésico, antiviral, antifúngico, bactericida, entre outros. Em 2018, o Conselho Federal de Medicina determinou que esse tipo de recurso não é permitido para tratamentos médicos, e pode ser realizado apenas para estudos científicos de cunho experimental. Porém, se há um desequilíbrio químico, principalmente se entrar em contato com compostos poluentes ou se estiver em alta concentração, o ozônio pode ser altamente tóxico. O ozônio é um composto químico muito conhecido por estar presente na estratosfera do planeta terra. Ele é um gás composto por 3 moléculas de oxigênio, e nesse contexto, age limitando a passagem dos raios ultravioletas.